terça-feira, 1 de outubro de 2013

Projeto "Quando me sinto..." - falando de sentimentos e emoções

Como você lida com suas emoções?
Sabe reconhecer os sentimentos expressados pelas outras pessoas? E quando reconhece, o que faz com isso?
Você consegue compreender o que sente e o que as outras pessoas demonstram sentir?

Sabe como é... Se nem depois de adultos damos conta de fazer isso direito, é importante darmos à turminha um espaço para falar sobre suas emoções e serem acolhidos. Pensando nessa necessidade vital que é a reflexão e compreensão sobre o que sentimos, o que fazemos o outro sentir e o reconhecimento das emoções das pessoas, elaboramos atividades e brincadeiras abordando este tema, para dar uma forcinha! 


“Falar sobre os sentimentos ensina a criança que, de vez em quando, é normal sentir-se triste, zangada ou assustada. Com uma tolerância maior em relação aos sentimentos mais dolorosos, a criança torna-se livre para desfrutar seu mundo, para sentir-se segura com suas habilidades e ser feliz. E crianças felizes têm autoconfiança necessária para lidar com as dificuldades e também para libertarem-se da insegurança e, assim, ficarem abertas para a vida e todas as suas possibilidades.” (Melbourne, psicóloga infantil, 2005) 


Neste post, em especial, mostrarei um pouquinho do que foi o projeto Quando me sinto..., criado e realizado com uma turminha de 4 anos de idade, mas cujas atividades podem ser aproveitadas por diversas faixas etárias (inclusive a sua, aposto!).

Quem aprecia a literatura infantil provavelmente já se tocou que "Quando me sinto..." é o nome de uma coleção de livrinhos da autora Trace Moroney, publicados pela editora Ciranda Cultural. São eles:






Foi a partir da leitura destas histórias e do grande interesse demonstrado pelas crianças, que surgiram as ideias para o projeto. Não vou postá-lo aqui na íntegra, mas compartilho com vocês os jogos e brincadeiras que fizemos sobre essa temática!


Observação das expressões faciais no espelho
 Vamos fazer caretas na frente do espelho? Deixe que os pequeno explorem suas expressões, de maneira espontânea ou direcionada - neste caso, você pode pedir a eles que façam cara de raiva, tristeza ou felicidade, por exemplo. Pode, também, mostrar uma foto que enfatize a expressão facial e pedir que a imitem.
Fazendo esse tipo de exercício, todos os envolvidos poderão descobrir ou reparar em trejeitos corporais próprios de cada um e que fluem com determinada emoção. Uma aluninha minha, por exemplo, chegou à conclusão que quando alguém está esfregando muito as mãos ou chacoalhando, ela pode estar ansiosa!

fonte: pt.dreamstime.com



Fazer a leitura de histórias que retratem situações que levam a determinados sentimentos, como aqueles citados acima. Segue logo, logo, num próximo post, uma lista de livrinhos indicados para trabalhar sentimentos e emoções!

 
fonte: revistacrescer.globo.com

Desafiem o medo do escuro! 
Várias crianças relataram que sentiam muito medo do escuro! Então, decidimos desafiar nossos medos e ouvimos a história “Medo de escuro”, de Antônio Carlos Pacheco (Ed. Ática) à luz de lanternas. Em seguida, ainda à meia-luz, as crianças fizeram um desenho sobre coisas que espantam o medo, em uma folha de cor escura. Utilizamos giz de lousa molhado para desenhar, pois aparece melhor na folha escura (dica!).





fonte: forum.geocaching-pt.net

Que tal uma culinária? 
Vocês podem fazer biscoitos especialmente modelados para dar de presente a um amigo! Para espantar qualquer tristeza ou sentimento de solidão. 
Se você não herdou da sua avó aquela receita de biscoito que ninguém faz igual, pode encontrar na internet um monte de opções. Separei esta aqui (é só clicar!), bem simples e que utiliza poucos ingredientes.



Desenho com modelo 
Em duplas, uma criança servirá de modelo e a outra será o desenhista. A que está como modelo deve que fazer uma “cara” que represente um sentimento, e o desenhista deverá representá-la no papel!


Montagem de uma "caixinha especial", na qual as crianças podem guardar seus pequenos tesouros, objetos significativos que tinham valor afetivo para eles. 


Confecção de máscaras de cada uma das expressões trabalhadas;


Trabalhar com a figura do palhaço 
Proponha às crianças que façam interferências em suas fotos com diferentes materiais para que se transformem em “palhacinhos”. 
No nosso caso, tivemos a felicidade de receber a visita da inigualável palhacinha Gemada (Isabela Rodrigues, atriz e professora, cheia de talentos e irmãzinha linda e sapeca desta que vos escreve), que alegrou nossa manhã com brincadeiras e pintou o rostinho das crianças para que virassem palhacinhas também. A visita dela, certamente, fez toda a diferença. Mas, se a sua irmã não é palhaça profissional como a minha (adoro dizer isso! haha), você pode mostrar vídeos ou convocar alguém para fazer esse papel, para quebrar um galho. Só é importante lembrar que a figura do palhaço pode causar medo em muitas crianças, então pega leve na maquiagem, nos trejeitos e nunca, em hipótese alguma, force a aproximação da criança, ok?
Ah! E, por favor, nada de Ronald McDonald!


Assista ao videoclipe da música “12 coisinhas à toa que nos fazem felizes”
Já viu esse vídeo? Não? Então, assista, é uma gracinha!




 
Desenho "com raiva" 
Atire "com raiva" em uma folha fixa à parede ou ao chão, bolas de papel embebidas em tinta, para que colem e sirvam de indício para um desenho com guache e pincel.


Caixa do grito
Confecção da “caixa do grito” – uma caixa grande, decorada com as crianças, na qual os pequenos poderão entrar e gritar bem alto, em momentos de raiva e angústia. 
Jogo do grito: uma das crianças será vendada e um amigo da turma entrará dentro da caixa. A criança vendada deverá adivinhar quem está dentro da caixa, apenas ouvindo seu grito.


Mímica dos sentimentos
Confeccione um dado dos sentimentos - utilizando o modelo de um dado comum, cole em cada parte um rostinho com expressões diferentes. Você pode desenhar por conta própria ou utilizar os modelos abaixo: 






Cada criança terá sua vez de jogar o dado, sem que os outros vejam. A aluna que jogou o dado deverá imitar a expressão sorteada para que os outros adivinhem qual foi!
Você pode criar variações da brincadeira, indagando como pessoas tristes ou felizes fazem determinada ação. Por exemplo: uma pessoa triste e uma pessoa feliz caminham da mesma maneira? Como é o caminhar de alguém que está alegre? Triste? Ansioso? E a fala dessas pessoas, é igual? Peça para as crianças imitarem, fale sobre o assunto, deixe que exponham suas ideias e hipóteses. E assim por diante...


Jogo do sorriso
Um dos meus preferidos!
Tire fotos do rostinho das crianças enquanto sorriem, bem de pertinho. Depois, "recorte" da foto apenas o sorriso de cada um, imprima ou revele as imagens, cole-as em um papel cartão ou cartolina e plastifique-as para que não se danifiquem facilmente. Você terá várias cartelas com sorrisos diversos. A brincadeira é: reúna as crianças e tentem adivinhar de quem é cada sorriso! Você pode até criar uma enquete, colando os sorrisos na parede e pedindo que cada um escreva embaixo o nome de quem pensa ser o dono de cada sorriso. 


Estas são algumas sugestões de maneiras de trabalhar os sentimentos e emoções de uma maneira leve e acolhedora. 
Você já abordou esse tema com suas crianças? Como foi? 
Compartilha sua experiência com a gente!
Deixa um recadinho! 

#tags: #sentimentos; #emoções; #brincadeiras; #jogos; #crianças; #sentir; #entender; #expressões; #projetos; #pedagogiadeprojetos










 

22 comentários:

  1. Irei começar um projeto sobre sentimentos, envolvendo o esquema corporal! Legal, gostei das ideias!

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  2. perfeito acompanha, os livros parabéns.

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  3. adorei!!
    Estou trabalhando este projeto, muito legal, enriquece a rotina envolve as crianças eles gostam muito das imagens!!! colei as carinhas em latas grandes de leite para brincar de acertar a bola dentro da lata e verificar qual carinha acertou.

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  4. adorei!!
    Estou trabalhando este projeto, muito legal, enriquece a rotina envolve as crianças eles gostam muito das imagens!!! colei as carinhas em latas grandes de leite para brincar de acertar a bola dentro da lata e verificar qual carinha acertou.

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  5. adorei!!
    Estou trabalhando este projeto, muito legal, enriquece a rotina envolve as crianças eles gostam muito das imagens!!! colei as carinhas em latas grandes de leite para brincar de acertar a bola dentro da lata e verificar qual carinha acertou.

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  6. Gostei muito das suas sugestões de atividades! Obrigada!

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  7. Obrigada por compartilhar suas ideias! minha turma é de 4 anos também, farei algumas dessas atividades, depois volto aqui para lhe contar,beijos.

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  8. ESTOU DESENVOLVENDO UM PROJETO SOBRE SENTIMENTOS, AMEI AS IDEIAS DAS ATIVIDADES PROPOSTAS POR VC.

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  9. Bom dia! Gostaria do projeto na integra. Voce poderia me mandar? mariane_salles@hotmail.com

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  10. Bom dia! Amei essa ideia e gostaria de desenvolve-la na escola em que trabalho. Poderia me enviar o projeto: Como me sinto - falando de sentimentos e emoções para o meu email: mil-santos@hotmail.com
    Obrigada!!!

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  11. Parabenizo pelas postagens... observo que são propostas significativas para os alunos.

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  12. Amei suas sugestões, muito criativas!

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